A ideia desse artigo foi explicar de uma maneira simples algumas curiosidades sobre higiene ocupacional, que às vezes desperta curiosidade por falta de conhecimento.
Então, vamos lá. Antes de tudo, devemos buscar a origem da palavra higiene, correto? O termo higiene tem origem na palavra grega Hygies, relacionada à Deusa da Mitologia grega “Hígia”. Esta Deusa é considerada a Deusa da saúde, limpeza e sanidade. Seu pai era um médico renomado. Porém, enquanto o pai era mais associado à cura, ela era associada à prevenção da doença e à continuação da boa saúde.
A própria definição do dicionário é: “Parte da medicina que visa à prevenção da saúde e ao estabelecimento das normas e preceitos para prevenir as doenças.”.
A palavra higiene sempre esteve muito relacionada à especificação da higiene pessoal, ou seja, aos hábitos que promovem e mantêm a saúde do indivíduo. Como a saúde vai muito além do fato de não estar doente, estando relacionada também ao bem-estar físico, mental e social, atualmente, a definição de higiene ganhou novos adjetivos e significados, vinculando-se também a um bem-estar maior, mas sempre remetendo à palavra PREVENÇÃO.
Agora, quando a projetamos para a esfera laboral, dentro do ambiente de trabalho, possuímos alguns termos que remetem à mesma área de atuação. Higiene do Trabalho, Higiene Industrial e Higiene Ocupacional remetem à mesma ciência e área de atuação. Importante ressaltar que a profissão de Higienista Ocupacional possuí a CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) Nº 2149-40, sendo um ramo de atuação cada vez mais reconhecido e necessário nas empresas dos mais diversos segmentos.
A higiene ocupacional é definida como a ciência e arte de antecipar, reconhecer, avaliar, controlar e confirmar os perigos à saúde no local de trabalho.
A profissão de higienista vai além do cumprimento de regras, pois se preocupa com a saúde física e emocional dos colaboradores e entende que isso impacta a empresa na produtividade e qualidade do trabalho. A Higiene Ocupacional antecipa, reconhece, avalia e controla os riscos ocupacionais que podem vir a causar doenças e danos à saúde como ruídos, radiações, pressões, umidade, calor, frio, agentes químicos, vírus, bactérias, levantamento de peso inadequado entre outros.
A ABHO (Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais) é o Órgão que congrega os profissionais mais capacitados, que prezam pela melhora das condições dos ambientes de trabalho e consequentemente a qualidade de vida dos trabalhadores. A ABHO atua desde 1994 para unificar os atuantes da Higiene Ocupacional para troca de experiências e informações, visando sempre melhorar o seu trabalho e seus parâmetros com cursos de aperfeiçoamento, eventos e organização de comitês.
Uma certificação da ABHO é sinal de que o profissional é altamente equipado para exercer a função de Higienista Ocupacional, sendo preciso passar uma prova de conhecimentos além dos pré-requisitos profissionais, sendo assim, poucas pessoas no território nacional conseguem essa certificação.
Dê a devida importância à segurança da sua empresa e dos seus funcionários trabalhando apenas com higienistas certificados pela ABHO e garanta o melhor serviço possível.