SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho): entenda a nova obrigatoriedade

O que é o SESMT?

Os Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT têm a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho. Suas regras de constituição e funcionamento encontram-se previstas na Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho n.º 4 – NR 4.

 

Este serviço pode ser utilizado por empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.

 

 

Registro obrigatório em nova plataforma

A partir da vigência da nova NR 04, publicada por meio do Ministério do Trabalho e Previdência, as organizações devem registrar o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) naquele Ministério, por meio do endereço eletrônico.

 

Será necessário informar e manter atualizados os seguintes dados: número de CPF dos profissionais integrantes do SESMT; qualificação e número de registro dos profissionais; grau de risco estabelecido; número de trabalhadores atendidos, por estabelecimento, e horário de trabalho dos profissionais do SESMT.

 

Caso queira realizar o registro, clique aqui.

 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância desse registro e sobre a nova vigência da obrigatoriedade do mesmo para a prevenção de riscos de seus colaboradores, se programe e não deixe essa atividade de lado.

 

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe o blog e as redes sociais da Ponte Aérea e entre em contato conosco. Será um prazer ajudar no crescimento e proteção da sua empresa e colaboradores.

Gostou desse artigo? Compartilhe com…