Inconsistências no envio dos dados do eSocial: entenda o posicionamento da Receita Federal.

Obrigatoriedade do envio

As informações sobre a necessidade de pagamento do benefício a empregados com direito à aposentadoria especial expostos a agentes nocivos chegam ao governo através do eSocial.

 

Após mais de um ano de iniciar a obrigatoriedade do envio dos eventos de SST ao eSocial, a inconsistência no envio dos dados já tem gerado processos para algumas empresas. Isso porque, após notificar empresas de todo o país para regularizarem espontaneamente o recolhimento da contribuição adicional ao RAT (Riscos Ambientais do Trabalho), a Receita Federal está intensificando nos últimos meses as fiscalizações e realizando processos principalmente nos setores de alimentos, automotivo, construção civil e de eletrodomésticos.

 

A responsabilidade do eSocial

Desde 2021, as empresas precisam esclarecer através do sistema se o colaborador esteve sujeito a agentes nocivos. O eSocial traz uma responsabilidade grande na informação dos agentes de perigos e riscos, que está relacionada com o evento S-2240 do eSocial, onde é preciso informar para o governo os agentes nocivos, se há exposição e se a exposição enseja a necessidade de recolhimento adicional para financiar a aposentadoria especial.

 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância do envio de dados e o processo que pode ser causado pela Receita Federal caso este não seja cumprido, se programe e não deixe essa responsabilidade de lado.

 

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe o blog e as redes sociais da Ponte Aérea e entre em contato conosco. Será um prazer ajudar na organização da sua empresa.

Gostou desse artigo? Compartilhe com…

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp