Avaliações Quantitativas e Qualitativas: entenda a diferença

É comum que dúvidas ocorram na segurança do trabalho sobre a diferença entre avaliações quantitativas e qualitativas. A avaliação quantitativa utiliza medições precisas, com os equipamentos corretos para procurar quantidades numéricas de exposição, enquanto a qualitativa, utiliza da observação detalhada e diálogo com os funcionários para entender se há risco, sem limites de tolerância para agentes agressivos.

Dessa maneira, a avaliação qualitativa utiliza os critérios dos técnicos da Higiene Ocupacional para considerar o tempo de exposição e o tipo de proteção utilizada, tendo como critérios o contato permanente, eventual ou intermitente. Devemos manter em mente que a falta de limites de tolerância não significa que não exista uma fundamentação técnica para o parecer dos profissionais de segurança.
Por outro lado, a avaliação quantitativa tem limites claros de tolerância para os agentes agressivos que podem colocar os trabalhadores em risco. Esses limites podem ser baseados em intensidade, tempo de exposição, entre outros, dependendo de qual risco o perito foi chamado para averiguar.

Conhecer essas avaliações, é essencial para garantir o bom funcionamento dos ambientes de trabalho, garantindo a segurança dos trabalhadores. Devem então ser feitas periodicamente para analisar realmente quais são os riscos e se eles permanecem.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe o blog e as redes sociais da Ponte Aérea e entre em contato conosco. Será um prazer ajudar sua empresa estar sempre dentro das conformidades.

Gostou desse artigo? Compartilhe com…