Higienistas ocupacionais e contingência contra COVID-19

O crescimento do novo coronavírus no Brasil e no mundo causa inquietação e preocupação misturado com um desejo de querer se prevenir e ajudar. Empresas em específico se preocupam em proporcionar um espaço de convivência seguro para seus funcionários. A solução tem sido, entre outras medidas, adotar o home office e diminuir o fluxo, mas e os segmentos que não podem parar? Quais são as medidas de contenção e quem auxilia nesse processo?

Higienistas Ocupacionais devem orientar ações de segurança e nível de resposta para a infecção humana pelo novo COVID-19, principalmente para segmentos que precisam prosseguir com suas atividades sem interrupções diretas devido ao seu papel fundamental para a economia e para a sociedade. Empresas precisam adotar e praticar ações relacionadas à prevenção e mitigação da propagação da doença.

COVID-19 pode sim ser considerado acidente de trabalho, o STF suspende artigo da MP 927 que determinava que casos de COVID-19 não eram considerados ocupacionais. O coronavírus é um risco que está presente em diversos ambientes de trabalho, aumentando ainda mais a necessidade das empresas de adotar medidas de saúde e de segurança. Como por exemplo, ambientes de trabalho que são focos de contágio, como um hospital, ou quando a pessoa trabalha em uma empresa que manteve suas atividades (contrariando medidas de quarentena dos governos estaduais e municipais) ou em empresas que não forneceram nenhuma medida adequada de proteção. Por fim, é importante nos conscientizarmos que o coronavírus também é uma doença ocupacional, e desta forma, fica como responsabilidade da empresa proteger o trabalhador com um plano de contingência, resposta e prontidão contra a infecção do COVID-19. Ações como limpeza, higiene, distanciamento social, revezamento de atividades, promoção de regime de home office, uso de equipamento de proteção e etc.

A pandemia irá passar eventualmente, e é necessário que as empresas sejam guiadas pelos profissionais competentes para preparar seu local de trabalho para a volta dos colaboradores. Conheça o plano de contingência contra a COVID-19 da Ponte Aérea falando conosco!

Gostou desse artigo? Compartilhe com…