Garantindo a segurança no ambiente de trabalho: A importância da Declaração de Inexistência de Riscos para o e-Social

A Declaração de Inexistência de Riscos (DIR) é um documento importante que precisa ser enviado à Previdência Social por empresas, visando identificar se os colaboradores estão expostos a agentes químicos, físicos, biológicos ou a riscos relacionados a fatores ergonômicos, ou acidentes. A emissão desse documento é obrigatória em algumas atividades específicas e pode ser solicitada durante fiscalizações realizadas pelo órgão previdenciário.

Conforme a NR-04, Microempreendedores Individuais (MEI) cujos empregados não estejam expostos a agentes físicos, químicos, biológicos, fatores ergonômicos ou de acidentes, devem emitir a DIR. Microempresas (ME) e Empresas de pequeno porte (EPP) classificadas nos graus de risco 1 e 2, que não sejam obrigadas a possuir o SESMT, ficam desobrigadas de elaborar o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) com a opção de emitir a DIR (Declaração de Inexistência de Risco).

É importante frisar que a emissão da DIR não substitui as informações que devem ser enviadas para o e-Social. Após a elaboração do documento, é necessário informar ao e-Social, juntamente com o evento S-2240, a ausência de agentes nocivos no momento da contratação dos funcionários.

Dessa forma, a emissão da Declaração de Inexistência de Riscos é um procedimento que as empresas devem realizar de maneira responsável e em conformidade com as normas vigentes. Além disso, é fundamental buscar auxílio especializado para garantir que todos os aspectos relacionados à saúde e segurança no trabalho sejam devidamente avaliados e gerenciados. A transparência e a conscientização são fundamentais para proporcionar um ambiente de trabalho saudável e seguro para todos os colaboradores.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe o blog e as redes sociais da Ponte Aérea e entre em contato conosco. Será um prazer ajudar sua empresa estar sempre dentro das conformidades.

Gostou desse artigo? Compartilhe com…

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp