Ensaio de Vedação Quantitativo

Ensaio de Vedação Quantitativo – FIT TEST

A Avaliação da Adequação da Proteção Respiratória

A avaliação da adequação da proteção respiratória tem uma sólida base científica. Você já ouviu falar em testes de vedação qualitativos e quantitativos, certo? Vamos aprender mais sobre eles.

Testes de Vedação da Fundacentro

O PPR da Fundacentro especifica procedimentos aprovados para testes de vedação qualitativos e quantitativos.

Método Quantitativo

O método quantitativo produz um valor numérico chamado fator de vedação ou fit factor, que se destina a representar a relação entre a concentração presente no exterior da máscara facial e a concentração presente no interior dela, ou seja, a redução da concentração no ar do contaminante em questão.

Método Qualitativo

O método qualitativo, por sua vez, dá um resultado aprovado ou reprovado, dependendo se o sujeito alega ter detectado o gosto do agente durante o teste de vedação.

Assim, podemos dizer tecnicamente que o ensaio de vedação quantitativo é mais confiável e representativo, pois estabelece parâmetros numéricos.

Equipamento PortaCount da Ponte Aérea

Você sabia que a Ponte Aérea possui o equipamento PortaCount? Este aparelho pode ser utilizado nos ensaios de vedação de máscaras filtrantes e não filtrantes, levando como base o princípio de funcionamento ‘Método Controle de Pressão Negativa (CNP)’. Este tipo de ensaio dispensa o uso de soluções ou itens consumíveis, apresentando menor custo de operação.

Basicamente, o processo é feito com uma mangueira que gera pressão negativa. Para que a pressão seja mantida de forma constante, o equipamento retira o ar adicional que vaze entre na máscara por falta de vedação, o ar retirado é então medido e diz exatamente se houve vazamento e o volume identificado. O valor de vazamento encontrado é convertido em fator de vedação.

É correto dizer que o método qualitativo apenas infere um hipotético vazamento, a partir da colaboração do trabalhador, enquanto que o método quantitativo é capaz de medir diretamente o vazamento na máscara, garantindo que partículas, gases ou vapores não atravessem. A vantagem do método quantitativo é oferecer grande precisão e segurança na análise de exposição a riscos respiratórios.

Entre em contato conosco para mais informações.

Gostou desse artigo? Compartilhe com…