A adaptação que muitas empresas encontraram na pandemia foi a implementação do home office, que é eficiente mas traz muitas dúvidas para as questões de segurança do trabalho. Empresas não sabem ao certo se são responsáveis pelos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais nesse novo ambiente e funcionários não tem a certeza de como manter a segurança em casa.
O home office permite economias dos dois lados com redução de custos com espaços, transportes, alimentação e etc. Mas ainda assim as empresas devem estar cientes que ainda têm responsabilidades com a preservação da saúde e da segurança dos seus colaboradores, devendo cumprir todas as normas de medicina e segurança do trabalho
Como a Ponte Aérea pode te auxiliar?
A Ponte Aérea conta com uma equipe de higienistas ocupacionais, engenheiros e ergonomistas, para realizar inspeção dos locais de trabalho, através verificação dos riscos ambientais (físicos, químicos e biológicos), ergonômicos e de acidentes presentes em cada ambiente home office. Propomos a elaboração de relatórios técnicos com a identificação dos riscos, definição de prioridade, registro fotográfico e proposta de correção conforme normas regulamentadoras, em especial as normas regulamentadoras 06, 07, 09, 15 e 17.
Devido o atual momento que passamos, temos o entendimento de incentivar a inspeção de maneira virtual (com vídeo e registro fotográfico), a fim de se praticar o distanciamento social e cumprir às diretrizes mundiais de segurança contra a propagação da COVID-19.
Já que o novo coronavírus não terá erradicação completa tão cedo, e o modelo home office deve se intensificar, é de suma importância que as empresas conheçam suas responsabilidades.
Nos procure para maiores informações.