Final de ano: hora de redobrar a atenção para a segurança

É normal que essa época do ano venha acompanhada de muita antecipação e alegria por todos. Porém, precisamos estar cientes que toda essa euforia pode resultar em acidentes de trabalho e descuido da segurança e da saúde dos trabalhadores. Esses descuidos podem acabar com o clima de festa em um piscar de olhos, pois podem resultar em acidentes graves.

O Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho registra mais de 54 mil acidentes de trabalho no estado de São Paulo de 2002 a 2018. Esses dados mostram a importância da conscientização e da prevenção, principalmente em épocas onde há distrações, como festas de final de ano. No começo e no fim do ano, podemos perceber alguns riscos específicos do período como, por exemplo, o fechamento de informações, balanços gerais e etc. que podem contribuir para o estresse do trabalhador, sendo a pressa, o descuido e a distração condições favoráveis para acidentes de trabalho ou danos à saúde.

A realização de exames de saúde periódicos dos funcionários, assim como treinamentos e orientações são partes primordiais da Segurança do Trabalho, que faz tanto para preservar a vida dos trabalhadores. A atenção deve ser mantida durante o ano inteiro, mas redobrada nesta época do ano. Não podemos deixar para avaliar riscos apenas na hora em que acidentes acontecem, o primeiro passo é sempre a prevenção e a conscientização. Medidas de segurança acabam sendo deixadas de lado no final de ano, o que é extremamente errado, podendo resultar em acidentes graves e em perda de vidas.

Neste final de ano, continue prestando atenção às orientações dos técnicos e engenheiros de segurança do trabalho, deixando o diálogo aberto e seguindo os conselhos de quem trabalha para proteger colaboradores e empresas, preservando a segurança, a saúde e a vida.

Gostou desse artigo? Compartilhe com…