O laudo de insalubridade é um dos documentos mais importantes para garantir as melhores condições de trabalho em atividades que apresentam risco físico, químico ou biológico. O laudo estabelece se os funcionários têm direito ou não a receber o adicional de insalubridade, que pode variar entre 10 até 40% do salário mínimo (essa variação é devida ao fato que os agentes são mutáveis). Esse importante documento pode ser elaborado somente por engenheiros de segurança do trabalho, senão não possuem validade legal.
Algumas metodologias que precisam existir para um laudo de insalubridade são as visitas pessoais até o ambiente de trabalho para levantamento das atividades realizadas, a descrição correta dessas atividades, assim como a descrição dos agentes encontrados ou não encontrados (que comprovam ou não comprovam a necessidade do adicional de insalubridade), a descrição da maneira que a atividade é exercida, descrever se a metodologia da avaliação foi qualitativa ou quantitativa e listar as medidas de controle que podem vir a existir no ambiente de tralhado e o tempo de exposição aos agentes encontrados nos funcionários.
Os seguintes riscos são determinantes para a elaboração do laudo de insalubridade: ruídos contínuos ou intermitentes (inclusive ruídos de impacto), vibrações, radiações não ionizantes, agentes químicos e biológicos, exposição ao calor e ao frio, poeiras minerais e condições hiperbáricas.Desta maneira, uma medida inteligente que protege os trabalhadores e minimiza os impactos dos agentes nocivos é a EPI (equipamentos de proteção individual). Proteja e sua empresa e os seus funcionários tomando as medidas necessárias e trabalhando ao lado de um engenheiro de segurança do trabalho competente.