Higienista ocupacional, ABHO e número CBO.

Para quem não conhece, o termo “higiene ocupacional” pode parecer preso somente ao conceito de limpeza no ambiente de trabalho, mas a verdade é que vai muito além disso. A higiene de qual falamos é um conjunto inteiro de procedimentos que protege não só a empresa como também os funcionários, priorizando a segurança. A Norma Regulamentadora n°15 dita os princípios desse setor, podendo ser aplicada a qualquer atividade no ambiente de trabalho, independente do ramo.

O higienista vai além do cumprimento de regras, pois se preocupa com a saúde física e emocional dos colaboradores e entende que isso impacta a empresa na produtividade e qualidade do trabalho. A Higiene Ocupacional antecipa, reconhece, avalia e controla os riscos ocupacionais que podem vir a causar doenças e danos à saúde como radiações, ruídos, pressões, umidade, vírus, bactérias, levantamento de peso inadequado entre outros. Recentemente, a profissão de higienista ocupacional possuiu número CBO, se oficializando ainda mais junto ao Ministério do Trabalho.

A ABHO (Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais) congrega os profissionais mais capacitados, que prezam pela melhora das condições dos ambientes de trabalho e consequentemente a qualidade de vida dos trabalhadores.  A ABHO atua desde 1994 para unificar os atuantes da Higiene Ocupacional para troca de experiências e informações, visando sempre melhorar o seu trabalho e seus parâmetros com cursos de aperfeiçoamento, eventos e organização de comitês.

73005314 525433921619208 9074519611520581632 n

Uma certificação da ABHO é sinal de que o profissional é altamente equipado para exercer a função de Higienista Ocupacional, sendo preciso passar uma prova de conhecimentos além dos pré-requisitos profissionais, sendo assim, poucas pessoas no território nacional conseguem essa certificação. Dê a devida importância à segurança da sua empresa e dos seus funcionários trabalhando apenas com higienistas certificados pela ABHO e garanta o melhor serviço possível.

Gostou desse artigo? Compartilhe com…