De volta ao escritório? 5 dicas para garantir a segurança de todos os colaboradores após o home office

De volta ao escritório? 5 dicas para garantir a segurança de todos os colaboradores após o home office

O home office foi uma modalidade bastante adotada no Brasil. Com a pandemia de Covid-19, várias empresas mandaram os colaboradores para casa. Assim, o quarto se transformou no escritório de todo dia para muitas pessoas.

Prova disso é a pesquisa da Pulses, especializada em cultura organizacional. Ela apontou que 78% dos entrevistados se sentiu mais produtivo ao trabalhar à distância. Além disso, a prática se tornou padrão para 43% das empresas, segundo a consultoria BTA (Betania Tanure Associados).

Alguns lugares, agora, têm ensaiado uma volta gradual. Por isso, é preciso que o empregador tome cuidados a fim de garantir o bem-estar dos colaboradores. Com isso, a ideia é que a saída do home office seja feita de forma segura.

5 dicas para a segurança dos colaboradores após home office

  1. Uso de máscaras – A OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta que uma das formas de prevenir a Covid-19 é o uso de máscaras. Oriente seus colaboradores a usá-la na volta do home office. No início, pode parecer desconfortável, mas é questão de acostumar.

  2. Materiais de limpeza – Deixe produtos para higienização à disposição. Seja para limpeza das mãos ou dos próprios móveis no escritório ou na seção em que trabalham. Sabonete e álcool gel são muito recomendados para garantir que o ambiente esteja limpo. Apesar de não ser a principal forma de contágio, as superfícies ainda assim podem transmitir o Coronavírus.

  3. Distanciamento – Na volta do home office, faça o distanciamento necessário na empresa. É outra forma de prevenção recomendada pela OMS. Coloque as mesas a 2 metros umas das outras. Mantenha o isolamento entre os locais de trabalho para que os funcionários não fiquem aglomerados. Se não for possível, considere fazer um revezamento entre os colaboradores.

  4. Orientação – Já estamos há mais de um ano na pandemia. Entretanto, é sempre importante orientar os colaboradores. Quando ocorrer a volta do home office, dê uma palestra ou chame algum especialista para relembrar as medidas de higiene e os cuidados básicos contra a Covid-19. Lembre-se de espaçar as cadeiras durante a conversa para não ficarem muito próximos.

  5. Saúde mental – Vivemos tempos complicados, então a saúde mental dos colaboradores pode não estar tão boa. Se possível, ofereça um suporte psicológico, como um profissional. Além disse, oriente para que façam pausas durante o expediente, relaxem um pouco. O estresse é normal no dia a dia.

Cuide dos colaboradores da empresa

Com a volta do home office, é fundamental cuidar da saúde dos colaboradores. Dedique-se a isso. Defina protocolos de higiene para retomada do trabalho presencial, assim parte deles irá sentir maior segurança.

Medir a temperatura ao chegar no local é outra dica recomendada. Além disso, quem faz parte do grupo de risco, como pessoas acima de 60 anos e pessoas com comorbidades, deve continuar com as atividades remotas. Assim, há proteção desses grupos e eles continuam o trabalho normalmente em home office quando possível.

Se um dos colaboradores apresentar qualquer sintoma da Covid-19 (confira abaixo os sintomas), peça imediatamente para que ele procure um serviço de saúde na cidade. Acompanhe então os desdobramentos da situação. Quanto mais cedo isolar um caso potencial, menor a chance de ocorrer um surto da doença. 

Sintomas da Covid-19

  • Tosse
  • Dor de garganta
  • Coriza
  • Febre
  • Cansaço
  • Dores pelo corpo

Fonte: Ministério da Saúde

Os sintomas podem variar de acordo com o grau da Covid-19. Existem pacientes assintomáticos, outros com quadros mais leves ou moderados, e aqueles que têm infecções respiratórias que levam à internação e até mesmo a óbito.

Acesse o blog da Ponte Aérea e leia mais sobre medicina do trabalho!

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